Gerenciamento de Projetos na visão do PMI

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), organização sem fins lucrativos fundada em 1969, na Filadélfia, Pensilvânia EUA, é considerada hoje uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. O Instituto é considerado líder mundial no desenvolvimento de padrões para a prática de gerenciamento de projetos, e auxilia mais de 700 mil membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a evoluírem em suas carreiras, aumentar o sucesso das suas empresas e tornar a profissão mais madura (PMI, 2003).

Segundo Menezes (2009):

O PMI é o mais importante organismo internacional – com inúmeras representações no Brasil por meio de seus capítulos – que trabalha com profissionalismo o assunto do gerenciamento de projetos (MENEZES, 2009, p.26).

Para o PMI (2013), o Gerenciamento de Projetos, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma eficiente e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações permitindo que elas possam melhor competir em seus mercados através da união dos resultados dos projetos com os objetivos do negócio.

O PMI oferece seis credenciais que atestam conhecimento e competência de profissionais em diferentes níveis de escolaridade e experiência (PMI, 2013). Dentre essas certificações a que mais se destaca é a PMP – Project Management Professional (Profissional de Gerenciamento de Projetos), que possui mais de 600 mil profissionais certificados em todo mundo, conforme ilustrado da Figura 1 (PM Tech, 2014).

Ficha de dados do PMI

Figura 1 – Ficha de dados do PMI
Fonte: PM Tech (2014)

O PMI (2013) afirma que:

A certificação PMP reconhece a competência de uma pessoa para desempenhar a função de gerente de projetos, especificamente a experiência de liderar e conduzir projetos PMI (2013).

Nos últimos 10 anos houve um considerável crescimento no número de credenciados PMP, como pode ser observado na Figura 2. Segundo o PMI, essa evolução está relacionada com a crescente exigência do empregadores para que seus gerentes de projetos sejam certificados.

Figura 2 - Evolução do Número Anual de Certificados PMP  Fonte: PM Tech (2014)

Figura 2 – Evolução do Número Anual de Certificados PMP
Fonte: PM Tech (2014)

Reconhecida e solicitada mundialmente, a credencial PMP atesta aos empregadores, clientes e colegas que um gerente de projetos possui conhecimento, experiência e habilidades em gerenciamento de projetos para que os mesmos sejam realizados com sucesso (PMI, 2013).

Outro dado interessante que pode ser observado na Figura 1 é o número de cópias do Guia PMBOK em circulação. A Guide to the Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK Guide é um guia que engloba o conjunto de conhecimentos que regem as regras para o gerenciamento de projetos. Editado em forma de livro pelo PMI na década de 90, o Guia PMBOK possui mais de 4 milhões de cópias em circulação  e está atualmente, na quinta edição 2013, traduzido para diversos idiomas, inclusive o português do Brasil.

Você pode encontrar mais dados estatísticos do PMI no blog do PM Tech.

Referências:

MENEZES, Luís César de Moura. Gestão de Projetos. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK). 5. ed. PMI Standard, 2013.

PMI. Certification. Disponível em: <http://www.pmi.org/Certification.aspx>. Acesso em 26 de março de 2014.

PMI. O que é PMI?. Disponível em: <http://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/WhatisPMI.aspx>. Acesso em 26 de março de 2014.

PMI. What are PMI Certifications?. Disponível em: <http://www.pmi.org/Certification/What-are-PMI-Certifications.aspx>. Acesso em 26 de março de 2014.

PM Tech Blog. Estatísticas sobre o PMI – Atualizado em Fev-2014. Disponível em: <http://blog.pmtech.com.br/dados-estatisticos/>. Acesso em 26 de março de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s