Por que os projetos falham?

Os projetos proporcionam inúmeros benefícios, mas boa parte deles fracassam ou não conseguem atingir o resultado esperado. Dados da pesquisa The CHAOS Manifesto 2013: Think Big, Act Small realizada pelo Standish Group, revelaram que 18% dos projetos falham e esse insucesso está diretamente relacionado a problemas em executá-los dentro do prazo e orçamento estabelecidos ou simplesmente à ineficiência na gestão para fazer com que os resultados esperados sejam alcançados.

Essa relação pode ser verificada através do relatório completo da pesquisa PMSURVEY.ORG 2013 Edition realizada com mais de 650 empresas provenientes da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, França, México, EUA e Uruguai, onde problemas de comunicação foi apontado por 66,3% dos entrevistados como um dos principais problemas que ocorrem com maior frequência nos projetos, seguido por escopo não definido adequadamente com 59,2% e não cumprimento dos prazos com 55,8%.

Uma comunicação pobre leva a um alto índice de atritos, frustrações e ineficiências nas relações com as partes interessadas além da falha na interpretação de requisitos, dúvidas em solicitações de mudança ou prazos não cumpridos. Essas falhas fazem com que os projetos custem muito mais que o planejado, porém o custo dessas falhas e derrapagens são apenas a ponta do iceberg. Os custos de oportunidade perdidas não são mensuráveis, mas poderia facilmente chegar a casa dos trilhões de dólares segundo o Standish Group. Um projeto mal sucedido é prejuízo para a empresa e oportunidade de mercado para o concorrente.

Mas como reduzir as chances de fracasso de um projeto? Na opinião de especialistas, mais do que empregar tempo tentando identificar pontos falhos, é importante que sejam criadas condições para que os projetos sejam bem-sucedidos. Avanços no entendimento das habilidades necessárias para ser um bom executivo patrocinador tem provado ser muito valioso para diminuir as taxas de fracasso. Outros fatores importantes são o aumento da capacitação dos gerentes de projetos e a crescente utilização de métodos e ferramentas como o gerenciamento de projetos para garantir a eficiência e a eficácia na execução dos projetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s